top of page

Conjunto de vídeos produzidos pela Comunica para o  Projeto Siderurgia Sustentável (SidSus)

O projeto tem como objetivo a produção de carvão de biomassa renovável sustentável para a indústria siderúrgica no Brasil e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na produção de ferro-gusa, aço e ferroligas no estado de Minas Gerais, responsável pelo maior consumo de carvão vegetal na siderurgia brasileira.


Contratada pelo PNUD em 2020 para a divulgação das ações do SidSus, a Comunica produziu uma série de 20 vídeos com as melhores práticas do projeto e um vídeo institucional. Também ficou responsável pela implementação e gestão das redes sociais e divulgação das ações junto à mídia (Instagram e Facebook).  


As ações desenvolvidas pelo SidSus têm o papel de incentivar e promover a adoção de tecnologias limpa de conversão de carvão vegetal a partir de florestas plantadas, o que também ajuda a aumentar a competitividade da siderurgia nacional no contexto de uma economia de baixo carbono. Colabora ainda para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria das condições de trabalho e renda das pessoas envolvidas nessas cadeias produtivas.

O Projeto começou a ser executado em 2016 e foi implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O projeto contribui de maneira efetiva, por meio dos seus resultados, para 5 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como parte da Agenda 2030.

Conta também com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações(MCTI), do Ministério da Economia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Governo de Minas Gerais.

bottom of page